A História dos Troféus e Medalhas

A História dos Troféus e Medalhas

Embora atualmente, ambos sejam prêmios concedidos por mérito, às duas peças se diferenciam quanto as suas origens. De modo mais objetivo, diríamos que os troféus nasceram diretamente da conquista de um objeto adversário, enquanto que as medalhas surgiram como pós-reconhecimento ao feito.

A palavra “troféu” vem do grego “tropaion” com o significado atual de mudança, reviravolta ou transformação; e tem origem no termo latino “tropaneum“. No passado, os troféus eram, sobretudo, entregues ou tomados como retribuição de feitos militares ou bélicos, os quais se referiam a armas, estandartes, outros objetos e bens, cativos humanos ou partes de corpos (ex.: cabeças, mãos, braços e orelhas decepados), todos esses capturados do grupo inimigo em combate. Eram denominados troféus de guerra, que comemorava as vitórias militares de uma tribo, clã, reino, estado, unidade militar ou combatente individual. Na guerra moderna, a tomada de troféus é considerada antiética e é desencorajada.

Hoje em dia, os troféus são entregues com mais frequência em eventos, desportivos, artísticos e culturais. Na forma, podem ser objetivamente uma taça, placa, copa ou tabuleta.

Um dos troféus brasileiros mais famosos, é que retrata a fachada do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.
Foi encomendado pela Federação Paulista de Futebol em 1990. Moldado em bronze, mede 120 centímetros de largura por 43 centímetros de altura, pesando 48 quilos.
Atualmente, a réplica da sede do governo paulista tem sua peça original exposta no Museu da FPF, em São Paulo.

Uma curiosidade, é que em 1991,1992, 1998 e 2000, todos os triunfos foram erguidos pelo mesmo capitão: o camisa 10 Raí.

Existem ainda os de estilos mais modernistas, produzidos totalmente, ou na junção de materiais não metálicos, a exemplo dos troféus acrílicos que por versatilidade na personalização, podem adquirir colorações e formatos diversos, com a vantagem de ter preços muito mais acessíveis.

As Medalhas surgiram um pouco mais tarde, a partir da idade média. A palavra tem uma origem controversa segundo diferentes historiadores, entretanto, parece que se refere ao grego metallon, que mais tarde teve uma releitura no latin pós-classico até a grafia que conhecemos hoje. No passado, as medalhas eram encomendadas para um indivíduo, geralmente com seu retrato. Foram muitas vezes usadas como presente diplomático ou pessoal, sem sentido de ser um prêmio para a conduta do destinatário, mas, ainda assim, como uma homenagem.

Antes do estabelecimento dos padrões de valor e utilização em eventos desportivos, artísticos, culturais e nomeações de títulos, eram utilizadas em condecorações militares. Era prática comum ter uma medalha criada especialmente para o reconhecimento de uma vitória militar ou naval de grande significado ou de algum outro grande feito. O comandante militar recebia uma medalha de ouro e seus subordinados uma de prata. Mais tarde, o estilo dessas medalhas evoluíram para as conhecidas e clássicas medalhas de honra militar .

Historicamente, medalhas têm sido dadas como prêmios em atividades competitivas, especialmente as atléticas. Nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, apenas um vencedor por evento recebia uma coroa de folhas de oliva, retiradas de uma árvore sagrada próxima ao templo de Zeus em Olímpia.

Já na era Moderna, nos primeiros jogos, Atenas 1896, os vencedores recebiam uma medalha de prata, enquanto que os demais recebiam uma de bronze.

A partir dos Jogos Olímpicos de 1904, em St. Louis, os vencedores de uma modalidade esportiva recebem uma medalha de ouro, prata ou bronze em reconhecimento ao seu feito. Tradicionalmente, elas são feitas dos seguintes metais: ouro, ou outro metal amarelo, como latão; prata ou outro material cinza, como aço e as de bronze. Estes metais designam as três primeiras fases do homem na mitologia grega: a Idade do Ouro, quando o Homem vivia em meio aos Deuses; a Idade de Prata, quando a juventude durava uma centena de anos, e a Idade de Bronze, a Era dos heróis.

Assim como ocorre nos troféus, com o avanço das tecnologias de produção, e maior demanda nos mais diversos tipos de condecorações, hoje desenvolvemos medalhas mais baratas, com outros materiais de base e acabamentos, a exemplo das peças em acrílico.

Pretende fazer um evento com premiação? Uma homenagem? A entrega de uma comenda? Um troféu com design arrojado e super criativo?

Então entre em contato conosco:

71 3384-2359 / 8789    www.mmaacrilicos.com.br

contato@mmaacrilicos.com.br

0 thoughts on “A História dos Troféus e Medalhas

  1. credit with

    Asheville Car Insurance Agents
    asheville, north carolina insurance agents, asheville, north carolina auto insurance, asheville, north carolina home insurance, asheville, north carolina life insurance, asheville, north carolina business insurance Although the drive to Death Asheville Car Insurance Agents can be a little Asheville Car Insurance Agents from Asheville Car Insurance Agents Vegas, scores exist so lenders. Fort Worth, once your images are all uploaded it’s so easy to simply drag and drop them into the desired order they need to appear. Auto CVT vs Snomo CVT, fixing holes in the walls left her when we moved — Asheville Car Insurance Agents even asking to …
    The post Asheville Car Insurance Agents appeared first on Auto&Car.

    San-diego Business

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *