Iluminação por LEDs em Acrílico

Iluminação por LEDs em Acrílico

Mesa acrilica luz

Hoje trataremos de um assunto muito interessante e belo. A iluminação de peças acrílicas  através de LEDs, tanto para fins de sinalização ou para incríveis decorações luminosas.

Barra inferior LEDS

Hoje é muito comum vermos eletrônicos, lâmpadas, lanternas e luminárias utilizando a tecnologia de LED, entretanto, poucos se dão conta de que já utilizamos esse componente há décadas.

O LED foi inventado em 1963, somente na cor vermelha, com baixa intensidade luminosa. Por muito tempo, era utilizado em rádios, televisores e outros equipamentos, sinalizando se o aparelho estava ligado ou não. O LED de cor amarela foi introduzido no final dos anos 60. Somente por volta de 1975 surgiu o primeiro em cor verde. Durante os anos 80 surgiram na cor vermelha e âmbar com intensidade luminosa que permitiram substituição de lâmpadas, principalmente na indústria automotiva, entretanto, somente no início dos anos 90 apareceram nas cores azul, verde, ciano, e o LED branco, cobrindo assim, todo o espectro de cores.

O LED é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz ( L.E.D = Light Emitter Diode ), mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz. Diferente das lâmpadas convencionais que usam filamentos metálicos, radiação ultravioleta e descarga de gases, como no caso das clássicas iluminações de Neon, nos LEDs,  a transformação de energia elétrica em luz é feita na matéria. Para completar, é ecologicamente correto já que não utiliza mercúrio ou qualquer outro elemento que cause dano à natureza.

E o que isso significa? Pode não parecer, mas muitas vantagens de dão por essas características a exemplo de:

  • Maior vida útil que lâmpadas comuns.
  • Não liberam Calor
  • Baixa voltagem de operação
  • Resistência a impactos e vibrações
  • Opera em Baixas temperaturas
  • Cores vivas e saturadas
  • Ecologicamente correto
  • Não emite Radiações

Em meios transparentes e homogêneos, a luz se propaga em linha reta, e dessa forma, o acrílico por ser um material de grande transparência, permite a passagem de luz até que haja algum obstáculo. Sabendo disso, através de moldagens, recortes, gravações ou lixamento, é possível ter resultados luminosos incríveis adaptando fitas de LEDs coloridos a um projeto de design. É possível ainda utilizar um equipamento de iluminação LED em RGB e fazer as cores mudarem num efeito lindíssimo alternando e misturando colorações.

Barra superior LEDS

Pode-se fazer placas de sinalização, luminárias ou simplesmente fantásticas decorações com essa técnica, e que nós entendemos muito bem do assunto. Procure a MMA e realize sua criatividade.

 

 

4 thoughts on “Iluminação por LEDs em Acrílico

  1. I’ve been surfing on-line more than three hours lately, yet I never discovered any fascinating article like yours. It’s lovely worth enough for me. In my view, if all web owners and bloggers made excellent content as you probably did, the internet can be a lot more useful than ever before.

  2. Ola entrei no google e escrevi mesas de acrilico com leds e apareceu uma mesa retangular de acrilico que mostra mma acrilico,gostaria de comprar (encomendar)uma ou mais mesa .Como comprar a mesa e como iluminala e o preço?Aguardo resposta!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *